?E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo? Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos? (Lucas 9:23-26)
Em nossos dias, diante da progressiva banalização do Evangelho bíblico, viver o que Cristo ensina nesses versículos é um grande desafio. O tempo todo, somos seduzidos por mentiras pregadas por falsos ministros de Deus, que não servem à Palavra, mas procuram maneiras para que a Palavra sirva a seus interesses. Sendo assim, se alguma verdade do Evangelho, como a dessa passagem, atrapalha a essência do que querem ensinar, eles simplesmente não falam sobre ela, ou a relativizam, com interpretações totalmente distorcidas.
E é nesse contexto que a pergunta principal desta reflexão ecoa: afinal, você é mais um na multidão ou um seguidor de Jesus?
As Escrituras são claras em afirmar que quem quiser ser seguidor de Jesus, precisa negar sua própria vida, com suas próprias prioridades, todos os dias, e suportar todas as conseqüências desse ato, ou seja, carregar a sua cruz. Porém, isso não é nada fácil, pois o ser humano tem a tendência natural de fazer o que lhe agrada, do jeito que acha que será melhor para si. Isso fica evidente quando olhamos para as multidões que seguiam a Jesus, enquanto Ele curava, multiplicava pães e peixes e satisfazia suas vontades, mas que logo O deixou, quando Ele os confrontou com palavras duras, deixando claro que o Reino de Deus não consistia em ter as coisas que se deseja nesta vida. E conforme Ele completava Seu ministério, restavam cada vez menos pessoas. Só os verdadeiros seguidores.
É muito cômodo para o cristão ir aos cultos, e até trabalhar em alguma coisa na igreja, porém, sem o compromisso total de negar a si mesmo. É bem mais fácil ser apenas mais um membro, mais um no meio da multidão que segue a Jesus porque sabe que Ele pode fazer milagres e não porque O ama de verdade. Esses são os "uns" na multidão e não estão nem perto de serem reais seguidores de Cristo. Infelizmente, esse tipo de maneira de servir a Deus está impregnada como um vírus na Igreja. E isso não agrada a Deus. Ele não se agrada de pessoas que vivem e o servem da forma que querem e não do jeito dEle, revelado por Sua Palavra. Ele não tem nenhum tipo de compromisso com tais pessoas. Não esqueça: A ÚNICA MANEIRA DE AGRADAR A DEUS É OBEDECENDO-O E NEGANDO A SI MESMO E AS SUAS PRIORIDADES, TODOS OS DIAS, PARA FAZER A VONTADE DELE EM PRIMEIRO LUGAR!
Com tudo isto posto, responda para si mesmo. Você é só mais um na multidão ou um verdadeiro seguidor de Jesus?
Com Amor,
Pr. Raphael Melo
Já assistiu aos trailers de todos os meus livros? Clique Aqui e Assista!